Looking For Anything Specific?

Responsive Advertisement

Ideia de Negócio de R$ 11 milhões com (carne de sol)

Ideia de Negócio da Brasil Vexado nasceu em Brasília e vende desde o prato típico até um hambúrguer feito da iguaria


Ideia de Negócio com venda de carne seca
Um dos pratos com carne de sol da Brasil Vexado (Foto: Reprodução/Facebook/Brasil Vexado)

Não é só de fast-foods de comida estrangeira que o mercado de alimentação sobrevive. Alguns empresários brasileiros estão apostando na comida típica nacional para conquistar uma multidão tão grande (ou até maior) do que as grandes cadeias internacionais.
Um desses casos é o da Brasil Vexado, rede de restaurantes criada por Estéfano Flenik e Cléber Teixeira, ambos de 41 anos.

O estabelecimento, criado em 2003, nasceu como um delivery de carne de sol de Brasília e hoje já é uma cadeia com 11 lojas que faturaram, ao todo, R$ 11 milhões em 2016.

Amigos desde o colegial, os dois tiveram a ideia do negócio observando o restaurante de carne de sol do pai de Teixeira. “O pessoal fazia uma fila enorme no  lugar. Por isso tivemos a ideia de entregar em casa, para tirar esse inconveniente”, diz Flenik.

Na época com 27 anos, a dupla decidiu se arriscar e desembolsou R$ 60 mil para abrir a primeira loja. Apesar de ambos morarem em Brasília, os dois vieram de diferentes cidades do Rio Grande do Norte e por isso conheciam bem a culinária de lá.

Quem preparava as carnes era o próprio Teixeira, que já conhecia o ofício, e os pratos não podiam ser consumidos no estabelecimento – a empresa tinha apenas um esquema de delivery.

No entanto, a situação mudou rapidamente. “Os dois primeiros meses foram um sucesso absurdo e tivemos que criar um espaço para consumo imediato devido à pressão dos próprios clientes”, afirma Flenik.



Ideia de Negócio com venda de carne seca
Os fundadores da Brasil Vexado, Estéfano Flenik e Cléber Teixeira. (Foto: Divulgação)

Os amigos fizeram uma reforma na loja, mas com o aumento cada vez maior de frequentadores, perceberam que logo mais teriam que se mudar.

Dois anos depois, a dupla foi para um restaurante maior. Lá, os dois desenvolveram um novo tipo de prato para agradar ainda mais os clientes. “A porção de carne de sol tradicional serve quatro pessoas. Criamos um prato individual que fez muito sucesso.”

Com o sucesso do restaurante ao longo do tempo, os amigos decidiram que queriam franquear a marca. Em 2010, os dois começaram o processo de entrada nesse mercado e contrataram uma empresa de consultoria para auxiliá-los no processo.

A ideia foi, então, abrir mais algumas lojas próprias para padronizar o funcionamento do restaurante. Os dois chegaram a ter mais quatro estabelecimentos, inclusive alguns dentro de shoppings centers. “Foi assim que mudamos o modelo de cozimento da carne de churrasqueira a carvão para a de gás, por exemplo. Deixa o processo mais rápido.”

Em 2013, a Brasil Vexado vendeu sua primeira franquia. Nós próximo anos mais nove seriam negociadas, uma inclusive fora do estado, em Palmas, no Tocantins. Esta foi aberta oficialmente no início de 2017.

Segundo Flenik, um dos segredos para o sucesso da rede foi descoberto em 2016 pelos dois sócios. Na época, uma loja da dupla podia ser adquirida por R$ 500 mil. Em busca de uma forma de diminuir o preço do estabelecimento, eles começaram a estudar modelos novos de negócio no exterior.

Foi quando eles tiveram a ideia de criarem restaurantes do tipo fast casual. A ideia é deixar todos os ingredientes prontos ou semiprontos e tornar a montagem do prato o mais personalizável possível. Segundo Felink, o cliente sai com o prato pronto em até seis minutos se a fila estiver grande.

O modelo deu tão certo que hoje a dupla tornou-o padrão para todas as suas lojas. “Diminuímos em até R$ 200 mil o valor de compra da franquia”, afirma o empresário. Segundo ele, a ideia é, com isso, crescer cada vez mais, tornando pratos típicos da Brasil Vexado, como o hambúrguer de carne de sol, cada mais populares.


Fonte: Por Júlio Viana
Fotos Divulgação
Postado por Dicas de Negócios PME e Portalg2.com.br

____________________________________________
Carne seca, Negócios, Fast-food, carne do sol

Postar um comentário

0 Comentários